segunda-feira, 13 de abril de 2009

O homem no fio

Ao ver o ganhador do Oscar 2009 de melhor documentário, agora no Brasil com nome "O equilibrista", resolvo parar um pouco e tento me equilibrar na beleza das metáforas que o filme nos brinda. Em 1974, quando o WTC ainda existia, Philippe Petit atravessou os 64 metros que separavam as duas torres sobre um cabo estendido por ele e uma equipe que precisou de uma longa preparação para burlar a vigilância e conseguir fazer o sonho de Philippe acontecer.
Quando ele finalmente estava já no chão e nas mãos dos seres ordinários como eu e você, a pergunta mais frequente que lhe era imposta era: "Por que você fez isto?". Philippe respondia perplexo que não havia um motivo, que ele havia acabado de fazer uma coisa maravilhosa, extraordinária e nesta hora, os motivos eram o que menos importava.
Durante os anos em que participei de campeonatos de parapente, cruzei com vários pilotos que aparentemente não tinham uma residência fixa. Alguns deles cruzavam o mundo parando um pouco em cada país onde desse pra decolar e ali ficavam vivendo da maneira mais econômica que fosse possível.
Algumas vezes escutei adolescentes enfrentando os pais porque desejavam fazer uma viagem para determinado lugar ou ir a uma determinada festa. A pergunta esdrúxula era: "Pra quê você quer ir lá?". Era muito difícil encontrar uma resposta.
Acho que a busca do motivo esbarra na falta de motivação, enquanto que a falta de motivo é a verdadeira motivação. A questão não é por que fazer, mas sim simplesmente fazer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa dica, quero ver!

Rodrigo Stulzer
transpirando.com

Reencontrando amigos do Samiar

Foi só uma nota no Messenger do Facebook, daquelas que normalmente você ignora, afinal, quem usa Facebook hoje em dia? As redes sociais vão ...