sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Picasa para parentes e amigos

Muita gente resiste em sucumbir as atuais tecnologias alegando que elas acabam com o lado pessoal, que são muito complicadas de usar, que não tem tempo...
Fiz uma viagem muito bacana no fim de semana passado, tirei montes de fotos, copiei elas pra dentro do Picasa, escrevi comentários, melhorei o contraste e subi todas elas pro meu álbum on-line. Aí mandei convites para várias pessoas que eu prezo, amigos e parentes para que vissem o álbum.
Hoje recebi uma mensagem de minha querida prima Eliane, comentando sobre o álbum e aproveitando para contar sobre seus lindos filhos, sobre o fato do Gabriel que é tão novinho já estar usando óculos mas que gosta de futebol, a Letícia, que é observadora (ela percebeu que o irmão não estava enxergando bem), joga tênis e toca violão e a Mariana que joga vôlei e toca guitarra (olha só...). Foi simplesmente uma delícia receber aquelas linhas que condensavam um pedacinho do tempo disponível da Eliane só para mim. Aí pensei, puxa vida, vou publicar no meu blog um post pra ajudar meus amigos e parentes (e quem mais aparecer por aqui) a usar essas ferramentas tão legais e constatar que elas podem ser um veículo para transportar algo mais que "o máximo em informação"... elas podem simplesmente transportar AMOR.


A primeira parte então, será sobre o Picasa, que é o álbum de fotografias. Muita gente não conhece e só usa a visualização de fotos do windows. Bem, o Picasa é muito melhor!! É um programa feito pelo pessoal super moderno que faz o Google e que gerencia todas suas fotos no computador, permitindo que você envie elas pra outras pessoas, imprimir, organizar em pastas, publicar diretamente no blog e mais um monte de outras utilidades. O picasa (que está nessa imagem ao lado - clique nela e irá aparecer maior pra você acompanhar o texto) está NESSE LINK, você baixa e instala que ele já sai igual potrinho recem-nascido, andando com suas próprias pernas e encontrando as fotos de seu computador.
Não tenha medo, pode clicar e arrastar imagens para outras pastas, criar novas, o programa é muito fácil de usar.

O Picasa faz mais um monte de coisas, como uma exposição de slides, uma visualização com linha de tempo, ele coloca as fotos em um tamanho menor para não entupir a caixa de email, além de permitir edições bem interessantes nas fotos.
Um recurso que eu gosto é assim, você seleciona uma foto e clica ENTER. Aí ela aparece grande. Então eu clico o botãozinho "estou com sorte".. ele corrige as cores e o contraste das fotos automaticamente, fica ótimo! Você também pode mudar o nome das fotos apertando a tecla F2, para algo mais interessante que DSC123456, por exemplo. Inclusive, se você tem várias fotos do mesmo assunto, pode seleciona-las e renomear simultaneamente, e ele as numera, por exemplo "montando a barraca1, montando a barraca2, montando a barraca3" e assim por diante...não tenha medo, vá explorando e você vai descobrir que vale a pena usar.

O mais bacana é que você pode criar seu álbum on-line e convidar seus amigos para ver as fotos, e eles podem deixar comentários e manda-las para outros amigos e assim por diante. Bem, para você usar o álbum on-line, é preciso ter uma conta google, ou seja, um email do GMAIL que sinceramente, na minha mais humilde opinião, já é suficiente para aposentar o velho outlook express. Se você não tem uma conta google, então crie uma aqui. Só pra você não ficar nervoso, saiba que você pode continuar usando seus velhos emails todos dentro do Gmail sem problema, com a vantagem de poder acessar de qualquer computador do planeta.
Voltando ao álbum...

Você pode escolher as fotos de uma pasta selecionando-as com a tecla CTRL apertada e clicando em cima, aí você só manda aquelas que ficaram boas. Depois você clica no primeiro daqueles botõezinhos que estão embaixo, "fazer upload" e segue o passo a passo. Depois é só convidar os amigos pra ver o álbum diretamente a partir do botão "compartilhar" que tem lá.
Se você quiser, o álbum pode ser fechado, ou seja, só vê as fotos quem você convida, assim não tem perigo de um xereta que você nem conhece ficar olhando as fotos de sua família. Tem gente que quer privacidade, não é mesmo?


Repare que o álbum tem várias facilidades, que vão desde a simples exposição das fotos passando por um sistema automática de localização de rostos até links para o mapa do lugar onde a foto foi tirada, você usa quantos recursos quiser.
As pessoas podem ficar "fãs" do seu álbum e vice versa, assim quando tem uma atualização, você recebe um email avisando, isso é bem legal.
Se você gostou do texto, pode mandar um comentário, repare logo abaixo desse post, tem um botãozinho pra isso... se não entendeu, pergunte que eu ajudo.
Logo logo vou falar sobre o Facebook.
Ah, esse artigo tem continuação aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Sivuuuuuuuuuuuuuuuca, você podia nos dar mais aulas de informática gratuitas...! Adorei...Beijoca. Fabi (Cé)

Reencontrando amigos do Samiar

Foi só uma nota no Messenger do Facebook, daquelas que normalmente você ignora, afinal, quem usa Facebook hoje em dia? As redes sociais vão ...